domingo, 29 de março de 2009

O Estado do Amapá


Estado brasileiro situado a nordeste da região Norte. Tem como limites: Guiana Francesa (N), Suriname (NO), oceano Atlântico (L) e Pará (Se). Ocupa uma área de 143.453,7km2. A capital é Macapá. As cidades mais populosas são Macapá e Santana. O relevo é pouco acidentado, em geral abaixo dos 300m. A planície litorânea se caracteriza pela presença de mangues e lagoas. Amazonas, Jari, Oiapoque, Araguari, Calçoene e Maracá são os rios principais. A economia se baseia na extração da castanha-do-pará, da madeira e na mineração de manganês.
Com o nome de capitania da Costa do Cabo Norte, a região sofreu invasões de ingleses e holandeses, expulsos pelos portugueses. No século 18 a França reivindicou a posse da área. O Tratado de Utrecht, de 1713, estabeleceu os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, que não foram respeitados pelos franceses. A descoberta do ouro e a valorização da borracha no mercado internacional, durante o século 19, promoveram o povoamento do Amapá e acirraram as disputas territoriais, mas, em 1o. de maio de 1900, a Comissão de Arbitragem de Genebra concedeu a posse do território ao Brasil, incorporado ao Pará com o nome de Araguari. Em 1943 tornou-se território federal batizado como Amapá.
Tão logo foi criado como Território, seu governo iniciou campanhas para procurar descobrir algum tipo de riqueza mineral na região que pudesse vir a gerar as divisas que o novo território iria precisar para sustentar seu desenvolvimento. Foram oferecidos diversos incentivos para que as pessoas "garimpassem" o território em busca de minerais ou jazidas, acabando por ser descoberta uma jazida de manganês de alto teor na região da Serra do Navio.
O governo cedeu a jazida através de licitação pública, onde o grupo vencedor obteve parceiros nos Estados Unidos que iniciaram prontamente os trabalhos de prospecção, que duraram cerca de dois anos e cujos resultados foram satisfatórios a ponto de garantir o investimento necessário do governo americano no projeto, até mesmo porque o advento da Segunda Guerra Mundial obrigava aquele país a buscar novas jazidas de manganês, metal muito utilizado pela indústria bélica.
É aqui que começa a história dessa ferrovia, pois foi então definido um projeto onde constava a construção de uma vila em plena floresta - na área da mineração - outra vila junto ao rio Amazonas - para embarque do minério - e uma ferrovia que interligasse as duas vilas. Com tudo projetado, iniciaram-se as obras de infra-estrutura do projeto ICOMI no ano de 1947. Tudo foi construído por empresas americanas e a ferrovia apresenta os seguintes dados gerais, de acordo com um relatório da ferrovia de 1959.

terça-feira, 24 de março de 2009

Equinócio da Àguas

A Secretaria de Estado do Turismo realizou, nesta sexta-feira dia, 20, às 8horas, a abertura Oficial do Equinócio das Águas 2009 no Monumento Marco Zero do Equador. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Ferreira Mendes confirmou presença. Gilmar Mendes receberá o título de "Cidadão Amapaense", que será entregue pela Assembléia Legislativa. Uma homenagem dos Deputados Estaduais, pelos relevantes serviços prestados pelo Ministro ao Estado do Amapá.
No Marco Zero, diversas atividades serão realizadas paralelamente ao fenômeno natural que poderá ser visto às 8h44. Este ano, considerado por estudiosos internacionais como o Ano da Astronomia, resultou a temática "Descobrindo o mundo da Astronomia". Durante o Equinócio das Águas, a população poderá assistir a documentários sobre o fenômeno do Equinócio. Um Planetário será instalado no Salão Maior, para que a comunidade e estudantes participem de sessões ilustrativas que serão realizadas ao longo dos três dias do evento. Astrônomos do Observatório de Diadema, em São Paulo, apresentarão de uma forma bem simples, como ocorrem os fenômenos do Universo.
O Ministério Público também vai participar da programação com apresentação de uma exposição cultural sobre Biodiversidade. O Centro de Referência em Tratamento Natural irá realizar sessões de Bioginástica com a energia do sol e sessões de Terapias Holísticas. Os especialistas do CRTN irão apresentar palestras sobre a influência dos astros sobre a vida as pessoas.
A programação noturna será variada nos três dias do evento. No dia 20, haverá a "Noite Mística". No sábado, 21, cantores regionais mostram o melhor da Música Popular Amapaense e Brasileira com o "Projeto Botequim". No Domingo a programação encerra às 18horas com apresentação das Escolas de Samba vencedoras do Carnaval no Meio do Mundo 2009.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Musica Popular Amapaense


Esta imagem acima é a capa de um DVD que foi gravado já há algum tempo aqui em nosso estado, ele foi elaborado com o intuito de divulgar nossa musica para todo o Brasil e mostrar para as outras regiões como aqui no Amapá temos uma qualidade altíssima de compositores.
As musicas feitas por eles contam a estória de nosso povo e seu dia-a-dia e de uma maneira bem poética seu jeito de viver, as musicas amapaenses já foram tocadas em alguns outros estados como Rio de Janeiro e foi muito bem aceita. Para um amapaense nato a sua estória é algo impressionante e a valorização de sua cultura também é algo que os deixam bastante emocionados e a musica é uma manifestação cultural que tem o poder de emocionar pessoas incríveis, ou seja, ter um contato direto coma musica é algo bem comum dos amapaenses seja ela MPA ou outros ritmos desde que eles os façam indentificar-se com algo.
Nos fim de semana na capital Macapá é muito bonito de ver os casais, sejam eles namorados, noivos ou casados saírem para curtir uma boa MPA deslumbrando o maior rio do mundo, o rio Amazonas porque aqui no estado do Amapá se tem o privilégio de ter bares e restaurantes a beira do rio amazonas é uma belíssima integração entre homem e natureza que não existe em nenhum outro lugar do mundo não tão bela quanto aqui.
Musica Popular Amapaense a nossa estória contada através de melodias nada mais belo para uma terra cheia de encantos e magia onde existe um povo acolhedor e hospitaleiro. Se você não conhece o Amapá não pode perder a chance de um dia passar por aqui e desfrutar desde a musica até nossos mais belos encantos.

domingo, 22 de março de 2009

Saudades

Há quanto tempo não vejo você, sinto uma saudade que parece rasgar meu peito, olho para o céu e tento ver seu rosto nas estrelas, a lua que parecia tão linda agora sem você aqui perto de mim não parece mas ter tanta beleza, o vento quando toca a minha pele parece suas mãos macias me acariciando, então fecho os olhos e viajo em meus penssamentos lembro de quando você ainda estava ao meu lado, e como eramos felizes juntos mas tudo isso faz parte do passado e o que restou foi a saudade que sinto por você, mas tenho certeza de que um dia nos encontraremos novamente, e toda a saudade que sentimos um pelo outro se transformará em paixão, loucura, desejo e sedução.


Jhonathan Magalhães da Silva

Para Sempre

Você permanece em mim, e eu e m você, e assim ficaremos ligados para sempre, nunca me esquecerei dos momentos lindos em eu passamos juntos tudo que compartilhamos tudo que vivemos de tão intenso que parecia termos nascido um para o outro e que sempre, que estávamos juntos tinha a certeza de que já nos conhecíamos de outras vidas você por muitas vezes me fez sentir tanta felicidade que eu me perguntava se o meu corpo seria capaz de suportá-la, nunca me esquecerei do que foi ter você perto de mim, do que foi sentir sua presença se tornar cada vez mais forte ao meu lado, do que foi desvendar o encanto que era seu beijo, e quando você me abraçava parecia que o mundo parava e contemplava aquele momento lindo que apesar da distância ainda se repetira por toda a eternidade.
Jhonathan Magalhães da Silva

sexta-feira, 20 de março de 2009

SOMOS UM SÓ


Tenho o desejo de ter você toda nua só pra mim, beijar o seu corpo nu, fazer de você minha deusa por alguns instantes, deslizar minhas mãos por todas as curvas de seu corpo, saciar meu desejo de ter você entre meus braços fazendo você sentir toda minha vontade de fazer um louco amor em que o ápice do prazer será apenas o inicio de tudo e que por momentos seremos um só, mais de uma forma tão intensa que irá parecer que nascemos entrelaçados um ao outro, fazer das mil e uma noites a introdução do tempo em que ficaremos ligados um ao outro fazendo um amor em que os deuses sentirão inveja por tudo aquilo que verão, e assim quero entrar em você conhecer seu interior fazer dele minha casa, meu refugio para onde possa fugir toda vez em que pensar em você, pensar de como seus seios são lindos, de como sua boca é carnuda e de como você consegue-me satisfazer, fazer de você minha outra metade meu outro ser que venha a servi um só propósito, nos manter ligado um ao outro como se sempre fossemos um só.

JHONAHAN MAGALHÃES DASILVA

Festa de São Thiago, a batalha entre Mouros e Cristãos!!!!!

No período de 16 a 28 de julho, acontece a festa de São Tiago, em Mazagão. Por suas heranças culturais e históricas, Mazagão Velho, distrito do município de Mazagão, hospeda todos os anos a encenação popular que retrata as batalhas entre cristãos e mouros, que disputavam na África a hegemonia da fé no continente africano, sob domínio português. A cada ano cresce a quantidade de pessoas que se deslocam para a cidade durante a festa que tem caráter religioso, folclórico e que faz alusão a lenda de São Tiago, que seria um soldado misterioso que apareceu nas batalhas no continente africano, lutando ao lado dos cristãos e que colaborou fortemente para sua vitória. Os atores são os próprios moradores da comunidade. Para entender melhor a história e a encenação é preciso saber um pouco mais sobre a história. Os mulçumanos, liderados pelo rei Caldeira. A guerra se estendia com vantagem para os portugueses. A estratégia de Caldeira era pedir o fim da guerra e presentear os cristãos com comidas envenenadas. Os lusitanos, que não eram bobos nem nada, sacaram que a esmola era demais e jogaram parte da comida para os animais dos mouros. À noite, os mouros deram um baile de máscaras na intenção de facilitar a vida dos cristãos que quisessem mudar de lado, com as mascarás eles podiam virar a casaca sem serem reconhecidos pelos chefões. Na festa, os cristãos levaram a melhor, compareceram mascarados e distribuíram a comida envenenada para os mouros. Até o rei Caldeira acabou morto com o fracasso de sua estratégia. Esse e outros episódios da guerra entre são lembrados. Durante a Festa de São Tiago acontecerá a Feira de Artesanato que apresentará cestas, vasos, colares de sementes, miniatura de bonecos, cadeira e mesa etc. O destaque são realmente as peças de cerâmica.

O esporte ribeirinho!!!!!


A cidade de Santana, segundo maior município do Amapá, comemora aniversário no mês de dezembro (dia 17), e, na ocasião, promove uma série de atividades culturais e esportivas. Entre essas atividades, ocorre o 'Triatlo Caboclo', um esporte que incorpora aspectos do cotidiano ribeirinho.

A diferença, aqui, está nas barreiras à serem superadas no percurso. É que durante o trajeto as equipes - de 5 pessoas, em revezamento - atravessam a cidade de bicicleta sem marcha, até o Porto de Santana, onde três componentes seguem para a Ilha de Santana de montaria (pequenas embarcações) e atravessam-na pela trilha ecológica, correndo até o Recanto da Aldeia, onde a prova acaba com o desafio final: a subida no açaizeiro. A premiação para a equipe que chegar em primeiro lugar é de R$ 2.000; a segunda colocada ganha R$ 1.000 e a terceira, R$ 800. O ponto de partida da competição é na Ponte do Igarapé da Fortaleza, entrada da cidade. A corrida se encerra no Recanto da Aldeia, na Ilha de Santana, local onde começou a ocupação do município. Esse é um dos eventos aqui no Amapá que podemos colocar como um dos que mais se identifica com a nossa terra.

quarta-feira, 18 de março de 2009


Situado no extremo norte do Brasil, fica o Amapá, ou como alguns chamam, terras Tucujú. Local onde existe uma grande herança cultural que foi nos passada de geração em geração e atravessou os tempos e perdura até hoje, uma dessas heranças é o Marabaixo que chegou ao Amapá trazido pelos escravos de origem africana no século XVIII, e junto com eles veio uma cultura que se fundio com a cultura amapaense a dança realizada pelos negros era feita nos porões dos navios em que eram transportados, a dança servia para relembrar suas origens e sua terra natal e também para mostrar seus desejos e sonhos de liberdade e se manter presos as suas raízes, pois apesar de todo o sofrimento pelo qual passavam os escravos nunca esqueciam seu lugar de origem. E hoje o Marabaixo é muito apreciado pela população macapaense onde acontece seus ciclos (sequencias de apresentações), isso demostra que essa cultura secular é uma forma viva de resistência aos seus costumes e sem falar que hoje o Marabaixo é dançado da mesma forma como logo que aqui chegou isso demostra uma preservação de seus costumes. Por isso ele é hoje tão falado e cada vez mais desperta o interesse de pessoas que sabem que a história de nossa cultura é maravilhosa, tá chegando mais um ciclo de Marabaixo é só esperar e apreciar!!!!!